9º ano

´
Consulta também Blogue SPO VRSA

Como é do conhecimento de todos, no final do 9º ano de escolaridade os alunos terão de escolher o curso e a escola que pretenderão frequentar, a partir do 10 º ano de escolaridade.




O Serviço de Psicologia sugere que comecem, desde já, a pensar e a preparar essa escolha, explorando o mundo das profissões e do trabalho. Apresentam-se alguns sites que vos podem ajudar a conhecer melhor as actividades profissionais






Mundo das Profissões, neste site da responsabilidade da ANQ – Agência Nacional para a Qualificação, poderás encontrar por exemplo um Guia de Profissões, entre outros recursos que caberá a ti descobrir e explorar.

Cidade das Profissões, uma iniciativa da PortoDigital onde é possível encontrar muita informação sobre profissões.

O Catálogo Nacional de Qualificações da responsabilidade da ANQ Agência Nacional para a Qualificação, permite obter informações sobre o perfil de profissões que é possível obter através de um Curso Profissional ou um Curso de Aprendizagem.


Temos ainda o Fórum estudante, neste encontramos um motor de busca bem simples de utilizar e que  dispomos no blog. Em apenas uns cliques ficas com uma noção importante do que existe para ser explorado no mundo dos cursos e profissões:



Quando passas pelo 9ºano ainda tens muita coisa para aprender/fazer e muitas possibilidades para te qualificares e exerceres uma profissão!


Para te ajudar dispomos aqui o sistema Educativo Português organizado:



Não te esqueças de pesquisar a oferta educativa da tua escola!


PARA QUE VAI SERVIR A Orientação Vocacional?


Auto-conhecimento - Todos temos algo de bom e cabe a cada um de nós descobri-lo!

Conhecimento das profissões e das actividades dos profissionais - O saber conduz a ganhos!

Conhecimento das oportunidades de formação -  os cursos existentes nesta e noutras escolas

Reflexão - Reflectir bem para decidir melhor… imaginar cada possibilidade!

Decisão -  A decisão de escolher um caminho faz parte do desenvolvimento académico e maturidade!

NUNCA TE ESQUEÇAS!

As decisões tomadas no final do 9º Ano são vinculativas, mas há sempre maneira de actualizá-las. É sempre possível reformular as escolhas. Qualquer que seja a tua escolha, o mais importante é que estabeleças objectivos para o teu futuro e te empenhes em atingi-los!