12º ano



Dúvidas mais frequentes
Quem se pode candidatar ao ensino Superior?
Para se apresentar ao concurso, é necessário que qualquer candidato satisfaça cumulativamente as seguintes condições:
1. Ter aprovação num curso do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente
2. Ter realizado, as provas de ingresso exigidas para cada curso e ter em cada uma dessas provas uma classificação igual ou superior à classificação mínima.
3. Realizar os pré-requisitos se o curso em causa o exigir
4. Ter nos exames nacionais que são prova de ingresso uma nota igual ou superior a 95, numa escala de 0 a 200.

O que são os pré-requisitos?
Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior.
Os pré-requisitos podem, consoante a sua natureza, ser eliminatórios, destinar-se à selecção e seriação ou apenas à seriação dos candidatos.
É da competência de cada estabelecimento de ensino superior decidir se a candidatura a algum dos seus cursos deverá estar sujeita à satisfação de pré-requisitos e fixar o seu conteúdo.
A satisfação de qualquer pré-requisitos é confirmada através de preenchimento de impresso próprio - Modelo nº 1547 exclusivo da INCM - devidamente autenticado pela instituição de ensino superior que a comprovou, e entregue pelo candidato no acto de formalização da sua candidatura ao ensino superior.
Informa-te das datas de inscrição dos pré-requisitos e dos cursos que os exigem.

Quais as provas de ingresso em que cada estudante deve realizar exames?
As provas de ingresso para acesso a um curso num determinado estabelecimento de ensino superior são as provas definidas por este para, com base nas classificações obtidas em exame nacional e em combinação com outros factores, seleccionar e seriar os candidatos ao ingresso nesse curso.
Cada estudante deve realizar as provas de ingresso exigidas pelos estabelecimentos de ensino superior para os cursos a que pretende concorrer. Podes consultar o elenco de curso/prova em www. acessoensinosuperior .pt/

Como calcular a média final do secundário?
A média de acesso ao ensino superior pode variar consoante os cursos a que se candidata, porque depende das provas de ingresso que cada um exige.
No entanto a  ordenação dos candidatos a cada curso de cada estabelecimento de ensino superior é feita pela ordem decrescente de uma nota de candidatura, calculada utilizando as seguintes classificações:

Classificação final do ensino secundário
com um peso não inferior a 50%
Classificação das provas de ingresso
com um peso não inferior a 35%
Classificação dos pré-requisitos de seriação,
quando exigidos
com um peso não superior a 15%

Para os estudantes que realizaram o seu ensino secundário em dois ciclos de estudos (10º e 11º anos e 12.º ano) o peso fixado para a classificação final distribui-se da seguinte forma:

Classificação final dos 10º e 11º anos de escolaridade
(ou classificação final dos 1º e 2º anos do curso complementar nocturno)
60%
Classificação final do 12.º ano de escolaridade
40%

Para efeitos de acesso ao ensino superior a classificação final do curso do ensino secundário é calculada nos termos das normas legais aplicáveis a cada caso, até às décimas, sem arredondamento, e convertida para a escala de 0 a 200.
Se o acesso ao curso exige a realização de exames em duas provas de ingresso, cada uma terá o peso de 50%, em relação ao peso total das provas de ingresso, nessa instituição, salvo se o estabelecimento de ensino superior definir diferente distribuição do peso atribuído a essa componente.
Para efeitos de acesso ao ensino superior, as classificações dos exames nacionais do ensino secundário são utilizadas sem arredondamento.
Em caso de dúvida consulta http://www.desup.min-edu.pt/acesso/acesso.htm


Podes consultar os seguintes sites onde encontrarás informação sobre o acesso ao ensino superior.


Aqui podes consultar informação oficial e actualizada.


www.acesso.universia.pt

http://guiadoestudante.clix.pt

www.mces.pt

campus.sapo.pt

http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt

www.exames.org

Neste último, tens a hipótese de consultá-lo já através do blog, inserindo no seu motor de busca a palavra referente ao que desejas procurar e voilá! Um nosso obrigado à ideia magnifica do fórum estudante!