segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SPO - O que é?

O Serviço de Psicologia e Orientação encontra-se em funcionamento nesta escola, desde 1992. O seu espaço encontra-se na Zona poente, 1º piso, no corredor dos laboratórios, denominando-se GOV (Gabinete de Psicologia e orientação vocacional), estando o mesmo equipado pra garantir condições de atendimento adequadas à comunidade educativa.



Tem por base o acesso livre por parte dos alunos, durante o horário de atendimento, sendo possível, também, o contacto através da informação com o director(a) de turma. O atendimento a pais e encarregados de educação é possível com a marcação prévia, através de contacto telefónico/e-mail.



Tem três domínios considerados para a sua intervenção:

· O apoio psicopedagógico a alunos e a professores;


· O apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa


· A orientação escolar e profissional


  • Trata-se de um serviço especializado de apoio educativo que tem as seguintes atribuições:

1. Colaborar com a comunidade educativa prestando apoio psicopedagógico às actividades educativas, identificando as causas do insucesso escolar e propor medidas tendentes à sua eliminação.

2. Articular em colaboração com os órgãos de gestão da escola e com outros serviços especializados, nomeadamente das áreas de saúde e da segurança social, de modo a contribuir para o correcto diagnóstico e avaliação sócio-médica-educativa dos alunos e planear medidas de intervenção.

3. Apoiar alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projecto de vida.

4. Planear e executar actividades de orientação escolar e profissional através de programas e acções de aconselhamento a nível individual e de grupo.

5. Colaborar com outros serviços, nomeadamente no apoio à celebração de protocolos, tendo em vista a organização de informação e orientação profissional.

6. Desenvolver acções de informação e sensibilização dos pais e da comunidade em geral no que respeita à problemática que as opções escolares e profissionais envolvem.


A actividade dos SPO(Serviços de Psicologia e Orientação) é delimitada pelos decretos-lei nº190/91 de 17 de Maio e Decreto-lei nº 300/97 de 31 de Outubro.